Histórico do Municipio

Histórico

São Bonifácio, Município de origem alemã, sendo a maioria proveniente da região da Westphália – Alemanha, por volta de 1863. Inicialmente instalaram-se na Colônia de Teresópolis e posteriormente no Vale do Rio Capivarí, hoje São Bonifácio. Em 23 de setembro de 1918 tornou-se Distrito de Palhoça, através da Lei Municipal nº 271 e em 23 de agosto de 1962, através da Lei nº 840 foi elevado à categoria de Município, sendo que sua instalação ocorreu em 29 de dezembro de 1962.

Nosso principal acesso é feito pelo sentido norte, através da SC-435, denominada Rodovia Pe. Sebastião Antônio van Lieshout, partindo da BR 282, no Km 41. No sentido sul, também através da SC-435, partindo da SC-370, na cidade de Gravatal. A economia baseia-se na agricultura, pecuária de leite e corte, apicultura, avicultura, beneficiamento de madeira, indústrias de lacticínios e turismo, com forte vocação voltada ao turismo ecológico. Somos detentores do título de Capital Catarinense das Cachoeiras (Lei Estadual nº 13.096 de 18/08/2004).        

 

Cultura

São Bonifácio mantém intactos muitos hábitos e costumes dos primeiros colonizadores. A língua alemã, onde aproximadamente 50% da população compreende ou fala a língua alemã. A arquitetura em enxaimel merece destaque, hoje com mais de 130 casas cadastradas e mapeadas. O volume destas construções, poderia dar-nos o Título “Capital Brasileira das Casas Enxaimel”. A gastronomia contribui de forma significativa na manutenção da cultura alemã em nosso município. Temos: o gemüse, sopa de galinha caipira, pão de milho, bolinho de batata, biscoitos, entre outros. No resgate e preservação do folclore alemão, os grupos folclóricos “Kleine Tänzer” e o ” Tanzen Freude und Liebe”, apresentam danças das regiões de origem dos imigrantes, com ênfase para a dança dos Sete Passos. A música e o canto com corais e demais grupos também são destaques na nossa cultura. As festas mais significativas que retratam aspectos culturais do município são as festas realizadas nas diversas comunidades, todas alusivas ao seu Padroeiro, a Festa do Padroeiro na Sede do município, Festa do Hospital, Festa do Pão de Milho e o Natal Luz.         

 

Religiosidade

A religiosidade é uma característica marcante da história de São Bonifácio. Os colonizadores, na sua maioria, vinham da região da Westfália, província profundamente católica da Alemanha. O esforço de manter viva a tradição religiosa pode ser percebido ainda hoje no número de Igrejas e Grutas construídas em todo o município, indiferentemente de qual credo. No trajeto da SC 435 se localiza a maioria dos monumentos histórico-arquitetônicos religiosos existentes em São Bonifácio. No Alto Capivarí a Gruta São José (divisa do município), Gruta Bom Pastor e a Gruta Nossa Senhora das Graças. Na Sede – A Igreja Católica Matriz de São Bonifácio; Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil e a Gruta Nossa Senhora dos Campos. Em Santo Antônio a Igreja Católica e o conjunto religioso formado pelo Capitel Santo Antônio, Gruta São Cristóvão e Via Sacra.Alguns monumentos histórico-arquitetônicos religiosos estão localizados em comunidades que são acessadas a partir da SC 435.  

 

Natural Paisagístico

O título “Capital Catarinense das Cachoeiras” (Lei Estadual nº 13.096 de 18/08/2004), evidencia a quantidade e qualidade das cachoeiras existentes em São Bonifácio. Cada uma com belezas específicas resultantes do conjunto natural paisagístico do seu entorno. As inúmeras nascentes de águas com sua topografia acidentada propicia belíssimas quedas de água, ideais para banho, visitas por trilhas ecológicas e esportes de aventura. Algumas já contam com um acesso facilitado e outras carecendo ainda de maior infra-estrutura. O município por apresentar o relevo entrecortado de planície e serras cobertas de mata nativa favorece o traçado de trilhas, por ambientes deslumbrantes de vegetação original e cachoeiras. As trilhas são inúmeras, algumas com possibilidades de exploração turística imediata, outras precisam ainda ser devidamente trabalhadas. Aconselhável ser acompanhado por um guia local.

 

Dados do Município: 

Localização:  Grande Florianópolis/Santa Catarina/Brasil

Latitude:  27°5405S

Longitude:  48°5545O

Altitude:  419 metros (Sede) 

Área:  461,302 Km²

Clima:  sub-tropical úmido, com temperatura média de 17,3°C

População estimada:  2.966 habitantes (IBGE/2014)

Eleitores:  2.571                  

IDH (índice de desenvolvimento humano) que é de 0,731

PIB (Produto Interno Bruto)  R$ 35.262.161,00

Gentílico:  são-bonifacense

Aniversário:  29/12