Aspectos Geográficos

Localizado na região da Grande Florianópolis, São Bonifácio possui 19% de seu território inserido no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro.

Somos detentores do título de Capital Catarinense das Cachoeiras (Lei Estadual nº 13.096 de 18/08/2004).

Nosso acesso pelo sentido norte é através da SC-435, denominada Rodovia Pe. Sebastião Antônio van Lieshout, partindo da BR 282, no Km 41. No sentido sul, também através da SC-435, partindo da SC-370, na cidade de Gravatal.

 

Dados do Município:

Localização:  Grande Florianópolis/Santa Catarina/Brasil

Latitude:  27°5405S

Longitude:  48°5545O

Altitude:  419 metros (Sede) 

Área:  461,302 Km²

Clima:  sub-tropical úmido, com temperatura média de 17,3°C

População estimada:  2.966 habitantes (IBGE/2014)

Eleitores:  2.571                  

IDH (índice de desenvolvimento humano) que é de 0,731

PIB (Produto Interno Bruto)  R$ 35.262.161,00

Gentílico:  são-bonifacense

Aniversário:  29/12

  

 

Localização

O município de São Bonifácio está localizado no Sul do Brasil, Estado de Santa Catarina, microrregião da Grande Florianópolis, nas coordenadas geográficas: 27°5405S, de latitude sul e 48°5545O de longitude oeste, na altitude de 419 metros acima do nível do mar (Sede).

Sua área territorial é de 461 km², fazendo parte das terras do Vale do Rio Capivarí, que corre entre a encosta Oeste da Serra do Mar (pontos mais elevados nos limites do município ultrapassa a cota altimétrica de 1.000 metros acima do nível do mar) e encosta leste da Serra Geral, com altura de aproximadamente 1.100 metros. Portanto, é uma região bastante acidentada, com diversos platôs onde se fixou a população.

São Bonifácio possui 19% de seu território inserido no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, que constitui um importante abrigo de espécies prioritárias à conservação. 

Seus limites ao Norte com Águas Mornas e Santo Amaro da Imperatriz; ao Sul com São Martinho; ao Leste com Paulo Lopes e ao Oeste com Anitápolis, conforme estabelecido pela Lei 13.993 de 20 de março de 2007.

A área territorial do Município está dividida em 06 comunidades com suas respectivas localidades assim distribuídas:

 

   Alto Capivarí

  Alto Capivarí

  Rio Broecker

  Canto do Sell

  Rio Moll

  Rio Buss

 

    Rio do Poncho 

  Rio do Poncho

  Alto Rio do Poncho

  Rio Chicão

  Rio Engano

    Sede

  Sede

  Rio Bloemer

  Rio Atafona I

  Canto dos Schaden

  Rio Ferro

  Rio Theis

  Morro dos Buss

    Santa Maria

  Santa Maria

  Canto Schmoeller (Rio Macacos)

  Rio Ern

  Rio Atafona II

  Rio Canudos

   Santo Antônio

  Santo Antônio

  Rio Trovão

  Rio Paulo

   Rio Sete

  Rio Sete

  Alto Rio Sete

  Barra do Rio Sete

  Morro do Assobio

  Volta Grande

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Relevo

 

Relevo são as formas pelas quais se apresenta a superfície da Terra. Montanhas, planaltos, morros, colinas, vales, depressões e planícies fazem parte do relevo.

Em São Bonifácio é predominante os terrenos montanhosos, com pequenos planaltos ao longo dos rios; ainda que em muitos locais ocorram morros arredondados e pequenas planícies sedimentares. Às áreas elevadas da Serra do Mar, que estão presentes nos limites ao leste do município ultrapassam os 1.000 metros acima do nível do mar.

 

Clima

 

Clima é o conjunto das condições atmosféricas em determinado lugar e momento. Alguns dos elementos que determinam o clima: temperatura, umidade, vegetação, altitude, latitude e ventos.

O Clima de São Bonifácio é Subtropical Úmido, com temperaturas médias anual de 17,3ºC. As temperaturas oscilam entre 23ºC a 30ºC durante o verão e no inverno variam de 8ºC a 20ºC podendo chegar a 0ºC ou menos. Os ventos predominantes são o norte e o sul.

Por ser um vale com excelente rede hidrográfica, vegetação abundante, cercado por terreno montanhoso, apresenta um micro clima subtropical de encosta úmido, com manifestações de névoas nas áreas mais elevadas, e sensação de abafamento nas áreas baixas. Este quadro se reflete na variação brusca da temperatura ao longo do dia, podendo chegar a mais de 5ºC de oscilação em questão de horas, quando ocorrem mudanças repentinas de ventos, notadamente na transição das estações de inverno para primavera. As estações são bem definidas, refletindo as características do clima subtropical.

 

Hidrografia

 

É o conjunto de massas líquidas existentes no globo terrestre formado pelos oceanos, mares, lagos, rios, cachoeiras/corredeiras, neve, geleiras, lençóis subterrâneos de água e água das chuvas.

Cada região apresenta recursos hídricos em maior ou menor quantidade. Recursos que são aproveitados pelos seres vivos que existem no local: plantas e animais.

Atualmente os recursos hídricos do município são utilizados para abastecimento público urbano, abastecimento das famílias no meio rural, lavoura, abastecimento das indústrias, para a agricultura e geração de energia elétrica.

O título “Capital Catarinense das Cachoeiras” (Lei estadual nº 13.096, de 18 de agosto de 2004) evidencia a quantidade e qualidade das cachoeiras/corredeiras existentes em São Bonifácio.

Os rios existentes em São Bonifácio são todos afluentes do rio Capivarí. Nascem no município, nas áreas elevadas. Fazem parte desta rede hidrográfica os rios: Capivarí, Broecker, Moll, Buss (do Meio), Bloemer, Atafona I (Serraria), Ferro (Rincão), Theis (Tefália), Ribeirão Petry, Areias/Trovão, Ribeirão das Pedras (Estêvão), Paulo, Canudos, Poncho, Atafona II e Sete. 

O rio Capivarí nasce na Serra do Capivarí, no Canto do Sell, na altitude de 990 metros, percorrendo o município no sentido norte-sul, numa extensão aproximada de 60 km, banhando as comunidades de Alto Capivarí, Sede, Santo Antônio, Santa Maria e Rio Sete; e os municípios de São Martinho, Armazém, Gravatal e Tubarão.  O rio Capivarí percorre uma extensão total de aproximadamente 123 km, desembocando no rio Tubarão.

 

A flora (vegetação)

 

Vegetação é o conjunto das espécies vegetais existentes em uma região. Cada região possui tipos de vegetações em função do solo, latitude, altitude, precipitações, temperatura que a caracterizam.

O Município de São Bonifácio é privilegiado com um clima subtropical de encosta, associado a um conjunto morfológico diversificado, em que aparecem diversos tipos de solos, favorecendo o surgimento de uma vegetação variada em espécies e altura.  A Serra do Mar que corta o município no extremo leste, em direção norte-sul apresenta ainda bolsões intactos da exuberante Mata Atlântica que cobriu esta região ao longo dos séculos, até sua quase destruição no século XX.

O ecossistema da Mata Atlântica que integra a reserva do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro encontra-se bastante devastado em algumas áreas do município. Observam-se áreas em processo de regeneração da floresta original onde eram abundantes as chamadas madeiras de lei. Em alguns pontos da cobertura vegetal ainda são encontradas canela, peroba, cedro, pinheiro araucária, imbuia, entre outras, que integravam a lista das madeiras de lei exploradas na região. Outro tipo de vegetação que passou a fazer parte da cobertura vegetal local é formado pelas árvores exóticas, como eucaliptus e pinus elliottii, cultivadas nos projetos de reflorestamentos, que visam abastecer as madeireiras, considerando que as madeiras de lei existentes nas matas da região são proibidas de serem abatidas. A maior parte da cobertura vegetal de mata nativa em processo de recomposição e os nichos ainda existentes de mata original estão localizados nas regiões mais altas em todo município.

Relação dos principais tipos de vegetação que são encontradas no município de São           Bonifácio.

 Canela amarela

 Figueira miúda

 Araçá vermelho

 Araucária

 Bromélia

 Canela

 Canela-amarela

 Canela-branca

 Canela-burra

 Canela-fedida

 Canela-fogo

 Canela-garuva

 Canela-preta

 Canela-sassafraz

 Canjerana

 Cedro

 Coqueiro ou Gerivá

 Cortiça

 Eucalípto

 Ingá

 Licurana

 Óleo 

 Palmito Juçara

 Pau-sangue

 Peroba-vermelha

 Pindabuna

 Pinus

 Quaresmeira

 Tanheiro

 Xaxim

 

 

A fauna (aves e animais)

 

O conjunto das espécies que habitam determinado ecossistema é chamado de fauna. Fazem parte deste conjunto espécies terrestres e aquáticas.

Portanto, a fauna existente em uma região, reflete diretamente as condições favoráveis a sua sobrevivência. Quando as condições se alteram, os animais migram para outras regiões ou desaparecem. A terra ao longo dos milhares de anos sofreu mudanças climáticas que produziram transformações nos ecossistemas locais, gerando o desaparecimento de algumas espécies e o surgimento de outras que passaram a participar da cadeia alimentar existente.

Na região Sul do Brasil, no ecossistema de Mata Atlântica a variedade das espécies de avifauna e mamíferos era muito grande.

 

Relação dos principais animais encontrados em São Bonifácio. 

 

 Anta

 Boi

 Bugio

 Burro

 Cabra

 Cão

 Cão do mato

 Capivara

 Carneiro

 Cavalo

 Cobra caninana

 Cobra cipó

 

 Cobra coral

 Cobra d’água

 Cobra da terra

 Cobra jararaca

 Cobra jararaca açú

 Cobra surucucú

 Coelho

 Cutia

 Égua

 Esquilo

 Gambá

 Gato

 

 Gato do mato

 Irára

 Jaguatirica

 Lagartixa

 Lagarto

 Leão baio

 Lebre

 Lontra

 Macaco

 Mula

 Ouriço caixeiro

 Ovelha

 

 Paca

 Porco

 Porco do mato

 Quati

 Rã

 Raposa (graxaim)

 Rato

 Sagui

 Sapo

 Tamanduá mirim

 Tatu

 Vaca

 Veado

 

 

Relação das principais aves encontradas em São Bonifácio.

 Andorinha

 Anú

 Araponga

 Araquã

 Azulão

 Beija-flor

 Bem-te-vi

 Bico de lacre

 Biguá

 Canário da telha

 Caracará

 Chupim

 Corruira

 Coruja

 Coleira

 Curió

 Frango d’agua

 Galinhota 

 Galo

 Ganso

 Garça

 Inhambu

 Jacu

 Jacuaçu

 Jacucaca

 Jacupemba

 Jacutinga

 João de barro

 Macuco

Maracanã

Marreco

Martim pescador

Papa banana (tia chica)

Papagaio

 Pato

 Periquito pequeno

 Periquito real

 Peru

 Pica pau

 Pintassilgo 

 Gaturamo grande

 Gaturamo pequeno

 Gavião

 Gralha

 Pombas

 Pombos

 Quero-quero

 Rola

 Sabiá cica

 Sabiá preto

 Saíras sanhaçu

 

 Saracura frango

 Siriri

 Tangará

 Tesoreira

 Tico-tico

 Tié

 Tiriva

 Tiziu (ferreirinha)

 Tucano

 Uru

 Urubu

 Vira bosta

 

                                                                 

Relação dos principais peixes encontrados nos rios de São Bonifácio.

 Acará

 Badejo

 Cascudo

 Jundiá

 

 Lambira

 Piava

 Traira