Localizado na região da Grande Florianópolis, São Bonifácio possui 19% de seu território inserido no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro.
Somos detentores do título de Capital Catarinense das Cachoeiras (Lei Estadual nº 13.096 de 18/08/2004).
Nosso acesso pelo sentido norte é através da SC-435, denominada Rodovia Pe. Sebastião Antônio van Lieshout, partindo da BR 282, no Km 41. No sentido sul, também através da SC-435, partindo da SC-370, na cidade de Gravatal.
Dados do Município:
Localização: Grande Florianópolis/Santa Catarina/Brasil
Latitude: 27°54‘05“S
Longitude: 48°55‘45“O
Altitude: 419 metros (Sede)
Área: 461,302 Km²
Clima: sub-tropical úmido, com temperatura média de 17,3°C
População estimada: 2.966 habitantes (IBGE/2014)
Eleitores: 2.571
IDH (índice de desenvolvimento humano) que é de 0,731
PIB (Produto Interno Bruto) R$ 35.262.161,00
Gentílico: são-bonifacense
Aniversário: 29/12
Localização
O município de São Bonifácio está localizado no Sul do Brasil, Estado de Santa Catarina, microrregião da Grande Florianópolis, nas coordenadas geográficas: 27°54‘05“S, de latitude sul e 48°55‘45“O de longitude oeste, na altitude de 419 metros acima do nível do mar (Sede).
Sua área territorial é de 461 km², fazendo parte das terras do Vale do Rio Capivarí, que corre entre a encosta Oeste da Serra do Mar (pontos mais elevados nos limites do município ultrapassa a cota altimétrica de 1.000 metros acima do nível do mar) e encosta leste da Serra Geral, com altura de aproximadamente 1.100 metros. Portanto, é uma região bastante acidentada, com diversos platôs onde se fixou a população.
São Bonifácio possui 19% de seu território inserido no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, que constitui um importante abrigo de espécies prioritárias à conservação.
Seus limites ao Norte com Águas Mornas e Santo Amaro da Imperatriz; ao Sul com São Martinho; ao Leste com Paulo Lopes e ao Oeste com Anitápolis, conforme estabelecido pela Lei 13.993 de 20 de março de 2007.
A área territorial do Município está dividida em 06 comunidades com suas respectivas localidades assim distribuídas:
Alto Capivarí Alto Capivarí Rio Broecker Canto do Sell Rio Moll Rio Buss
|
Rio do Poncho Rio do Poncho Alto Rio do Poncho Rio Chicão Rio Engano |
Sede Sede Rio Bloemer Rio Atafona I Canto dos Schaden Rio Ferro Rio Theis Morro dos Buss |
Santa Maria Santa Maria Canto Schmoeller (Rio Macacos) Rio Ern Rio Atafona II Rio Canudos |
Santo Antônio Santo Antônio Rio Trovão Rio Paulo |
Rio Sete Rio Sete Alto Rio Sete Barra do Rio Sete Morro do Assobio Volta Grande
|
Relevo
Relevo são as formas pelas quais se apresenta a superfície da Terra. Montanhas, planaltos, morros, colinas, vales, depressões e planícies fazem parte do relevo.
Em São Bonifácio é predominante os terrenos montanhosos, com pequenos planaltos ao longo dos rios; ainda que em muitos locais ocorram morros arredondados e pequenas planícies sedimentares. Às áreas elevadas da Serra do Mar, que estão presentes nos limites ao leste do município ultrapassam os 1.000 metros acima do nível do mar.
Clima
Clima é o conjunto das condições atmosféricas em determinado lugar e momento. Alguns dos elementos que determinam o clima: temperatura, umidade, vegetação, altitude, latitude e ventos.
O Clima de São Bonifácio é Subtropical Úmido, com temperaturas médias anual de 17,3ºC. As temperaturas oscilam entre 23ºC a 30ºC durante o verão e no inverno variam de 8ºC a 20ºC podendo chegar a 0ºC ou menos. Os ventos predominantes são o norte e o sul.
Por ser um vale com excelente rede hidrográfica, vegetação abundante, cercado por terreno montanhoso, apresenta um micro clima subtropical de encosta úmido, com manifestações de névoas nas áreas mais elevadas, e sensação de abafamento nas áreas baixas. Este quadro se reflete na variação brusca da temperatura ao longo do dia, podendo chegar a mais de 5ºC de oscilação em questão de horas, quando ocorrem mudanças repentinas de ventos, notadamente na transição das estações de inverno para primavera. As estações são bem definidas, refletindo as características do clima subtropical.
Hidrografia
É o conjunto de massas líquidas existentes no globo terrestre formado pelos oceanos, mares, lagos, rios, cachoeiras/corredeiras, neve, geleiras, lençóis subterrâneos de água e água das chuvas.
Cada região apresenta recursos hídricos em maior ou menor quantidade. Recursos que são aproveitados pelos seres vivos que existem no local: plantas e animais.
Atualmente os recursos hídricos do município são utilizados para abastecimento público urbano, abastecimento das famílias no meio rural, lavoura, abastecimento das indústrias, para a agricultura e geração de energia elétrica.
O título “Capital Catarinense das Cachoeiras” (Lei estadual nº 13.096, de 18 de agosto de 2004) evidencia a quantidade e qualidade das cachoeiras/corredeiras existentes em São Bonifácio.
Os rios existentes em São Bonifácio são todos afluentes do rio Capivarí. Nascem no município, nas áreas elevadas. Fazem parte desta rede hidrográfica os rios: Capivarí, Broecker, Moll, Buss (do Meio), Bloemer, Atafona I (Serraria), Ferro (Rincão), Theis (Tefália), Ribeirão Petry, Areias/Trovão, Ribeirão das Pedras (Estêvão), Paulo, Canudos, Poncho, Atafona II e Sete.
O rio Capivarí nasce na Serra do Capivarí, no Canto do Sell, na altitude de 990 metros, percorrendo o município no sentido norte-sul, numa extensão aproximada de 60 km, banhando as comunidades de Alto Capivarí, Sede, Santo Antônio, Santa Maria e Rio Sete; e os municípios de São Martinho, Armazém, Gravatal e Tubarão. O rio Capivarí percorre uma extensão total de aproximadamente 123 km, desembocando no rio Tubarão.
A flora (vegetação)
Vegetação é o conjunto das espécies vegetais existentes em uma região. Cada região possui tipos de vegetações em função do solo, latitude, altitude, precipitações, temperatura que a caracterizam.
O Município de São Bonifácio é privilegiado com um clima subtropical de encosta, associado a um conjunto morfológico diversificado, em que aparecem diversos tipos de solos, favorecendo o surgimento de uma vegetação variada em espécies e altura. A Serra do Mar que corta o município no extremo leste, em direção norte-sul apresenta ainda bolsões intactos da exuberante Mata Atlântica que cobriu esta região ao longo dos séculos, até sua quase destruição no século XX.
O ecossistema da Mata Atlântica que integra a reserva do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro encontra-se bastante devastado em algumas áreas do município. Observam-se áreas em processo de regeneração da floresta original onde eram abundantes as chamadas madeiras de lei. Em alguns pontos da cobertura vegetal ainda são encontradas canela, peroba, cedro, pinheiro araucária, imbuia, entre outras, que integravam a lista das madeiras de lei exploradas na região. Outro tipo de vegetação que passou a fazer parte da cobertura vegetal local é formado pelas árvores exóticas, como eucaliptus e pinus elliottii, cultivadas nos projetos de reflorestamentos, que visam abastecer as madeireiras, considerando que as madeiras de lei existentes nas matas da região são proibidas de serem abatidas. A maior parte da cobertura vegetal de mata nativa em processo de recomposição e os nichos ainda existentes de mata original estão localizados nas regiões mais altas em todo município.
Relação dos principais tipos de vegetação que são encontradas no município de São Bonifácio.
Canela amarela Figueira miúda Araçá vermelho Araucária Bromélia Canela Canela-amarela Canela-branca Canela-burra Canela-fedida Canela-fogo Canela-garuva Canela-preta Canela-sassafraz Canjerana |
Cedro Coqueiro ou Gerivá Cortiça Eucalípto Ingá Licurana Óleo Palmito Juçara Pau-sangue Peroba-vermelha Pindabuna Pinus Quaresmeira Tanheiro Xaxim
|
A fauna (aves e animais)
O conjunto das espécies que habitam determinado ecossistema é chamado de fauna. Fazem parte deste conjunto espécies terrestres e aquáticas.
Portanto, a fauna existente em uma região, reflete diretamente as condições favoráveis a sua sobrevivência. Quando as condições se alteram, os animais migram para outras regiões ou desaparecem. A terra ao longo dos milhares de anos sofreu mudanças climáticas que produziram transformações nos ecossistemas locais, gerando o desaparecimento de algumas espécies e o surgimento de outras que passaram a participar da cadeia alimentar existente.
Na região Sul do Brasil, no ecossistema de Mata Atlântica a variedade das espécies de avifauna e mamíferos era muito grande.
Relação dos principais animais encontrados em São Bonifácio.
Anta Boi Bugio Burro Cabra Cão Cão do mato Capivara Carneiro Cavalo Cobra caninana Cobra cipó
|
Cobra coral Cobra d’água Cobra da terra Cobra jararaca Cobra jararaca açú Cobra surucucú Coelho Cutia Égua Esquilo Gambá Gato
|
Gato do mato Irára Jaguatirica Lagartixa Lagarto Leão baio Lebre Lontra Macaco Mula Ouriço caixeiro Ovelha
|
Paca Porco Porco do mato Quati Rã Raposa (graxaim) Rato Sagui Sapo Tamanduá mirim Tatu Vaca Veado
|
Relação das principais aves encontradas em São Bonifácio.
Andorinha Anú Araponga Araquã Azulão Beija-flor Bem-te-vi Bico de lacre Biguá Canário da telha Caracará Chupim Corruira Coruja Coleira Curió Frango d’agua |
Galinhota Galo Ganso Garça Inhambu Jacu Jacuaçu Jacucaca Jacupemba Jacutinga João de barro Macuco Maracanã Marreco Martim pescador Papa banana (tia chica) Papagaio |
Pato Periquito pequeno Periquito real Peru Pica pau Pintassilgo Gaturamo grande Gaturamo pequeno Gavião Gralha Pombas Pombos Quero-quero Rola Sabiá cica Sabiá preto Saíras sanhaçu
|
Saracura frango Siriri Tangará Tesoreira Tico-tico Tié Tiriva Tiziu (ferreirinha) Tucano Uru Urubu Vira bosta
|
Relação dos principais peixes encontrados nos rios de São Bonifácio.
Acará Badejo Cascudo Jundiá
|
Lambira Piava Traira
|