Gado de Corte é tema de capacitação com produtores de São Bonifácio.

Epagri de São Bonifácio juntamente com a Secretaria Municipal da Agricultura realizou no mês de março curso de Bovinocultura de Corte com produtores do município. O curso foi realizado em duas etapas, onde foram apresentados os temas de análise e correção do Solo, forrageiras de alto potencial produtivo, manejo da pastagem, manejo do rebanho e cruzamentos. A parte teórica do curso foi ministrado pelo Engenheiro Agrônomo da Epagri de São Bonifácio Jailso Epping, o qual teve a colaboração do acadêmico do curso de agronomia do CAV/Lages Jonathas Valer, além do Médico Veterinário da Epagri Regional de Tubarão, Marcelo Bortolan. A segunda Etapa do Curso foi realizado uma excursão técnica com o grupo de protutores para o município de Gravatal, onde foi visitado três propriedades, sendo uma delas com aptidão para cria – produção de terneiros PO da raça Braford e Brangus em sistema silvopastoril, e as outras duas, com sistema de recria e terminação a base de pastagens perenes. Nesta visita os produtores puderam visualizar na prática os conceitos apresentados na parte teórica da capacitação e assim identificar o potencial produtivo de suas propriedades bem como a sua aptidão.

Como relata o Engenheiro Agrônomo da Epagri de São Bonifácio Jailso Epping, o potencial produtivo das propriedades de São Bonifácio pode ser muito aperfeiçoadas se for realizado o correto manejo de correção dos solos e a implantação de espécies forrageiras perenes de alto potencial produtivo.

O Médico Veterinário da Epagri Regional de Tubarão, Marcelo Bortolan, enfatiza a aptidão do município em produzir terneiros de qualidade, e reforça que estes animais devem ser produzidos com o uso das tecnologias, como a correção e o manejo da pastagem, a estação de monta e o cruzamento digerido para produzir um produto que o mercado busca, ou seja um produto oriundo de cruzamentos de raças britânicas, com precocidade e produzido dentro dos conceitos do bem-estar animal.

TT